10 Dicas de Cuidados para os Cabelos Curtos Naturalmente Cacheados

O cabelo cacheado é único. Inclina e curva e enrola. Por causa de todas as voltas, pode ser frágil e delicado. E por causa de sua natureza curvilínea, os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo, para suavizar e proteger os fios, demoram mais tempo para viajar de cima para baixo.

Como resultado, garotas cacheadas geralmente apresentam baixos níveis de umidade nos fios. Em essência, os cabelos encaracolados são cabelos sedentos.

Para meninas com cabelos naturalmente cacheados, o regime de cuidados com o cabelo é completamente diferente. Aqui estão as dicas de cuidados com o cabelo para cuidar de todos os tipos de cachos naturais.

10 Dicas de Cuidados para os Cabelos Curtos Naturalmente Cacheados

1. Abrace o pré-shampoo para cabelo encaracolado

O pré-shampoo é exatamente o que ele diz – um passo realizado antes do shampoo. O pré-shampoo suaviza e condiciona o cabelo antes do shampoo. Evita rugosidades e danos desnecessários durante o processo de shampoo, especialmente se o cabelo está extremamente emaranhado ou grunhido.

Use um condicionador ou um óleo condicionador para pré-shampoo e aplique-o nos cabelos secos. Divida seu cabelo em partes e espalhe o condicionador em seus cabelos completamente, usando seus dedos para separar seus cachos e espalhar o produto.

Deixe-o por pelo menos 20 minutos e se seu cabelo estiver super enrolado, utilize uma touca de plástico ou uma toalha para ajudar a aquecer a cabeça, o que abrirá a cutícula do seu cabelo e convidará o condicionador a penetrar mais profundamente.

Você pode estar dizendo para si mesma: “Eu não tenho tempo para adicionar mais um passo ao meu regime de cuidados com o cabelo”. Mas este passo pode realmente poupar tempo ao longo prazo, porque seu cabelo ficará muito mais fácil de moldar.

2. Não lave o cabelo diariamente

O cabelo cacheado não precisa ser lavado tão frequentemente quanto o cabelo liso. O shampoo frequente pode esticar frentes frágeis e secar cachos sedentos.

No entanto, o condicionador é o seu amigo. Dê as boas-vindas a esse amigo no chuveiro com você com frequência, aplicando um condicionador, mesmo que você não use shampoo seu cabelo.

3. Escolha o seu shampoo para cachos com sabedoria

Pense nos cabelos encaracolados como caxemira fina. Você não lavaria seu suéter de caxemira com um sabão, e você não deveria limpar seus cachos com um shampoo ruim.

Use um shampoo suave ou um condicionador de limpeza de baixa espuma que irá limpar seu cabelo e seu couro cabeludo sem tirar muito da sua umidade natural e óleos. Muitas garotas vão um passo adiante e diluem seus shampoos com água destilada.

4. Divida o cabelo

Esfregando ou empilhando seu cabelo em cima de sua cabeça, enquanto a lavagem pode ser desastrosa para os cachos. Este tipo de manipulação leva ao tipo de emaranhados que você nem quer pensar.

Em vez disso, divida-o. Divida seu cabelo em quatro partes – mais se for super volumoso. Aplique uma pequena quantidade de shampoo ou condicionador de limpeza ao seu couro cabeludo e trabalhe bem. Em seguida, aperte-o suavemente ao longo dos comprimentos. Repita em cada uma das partes.

Em seguida, enxágue na mesma sequência-seção por seção, começando no couro cabeludo e espremendo a espuma para fora dos comprimentos de cima para baixo.

5. Reduzir a água quente

Sim, lavar ou enxaguar com água fria não proporciona a mais luxuosa experiência de lavagem de cabelo. Mas a água fria manterá essas cutículas fechadas, que por sua vez trancarão a umidade, tornando seus cabelos mais brilhantes e reduzem o frizz.

6. Use o condicionador de cabelo

Após o shampoo, aplique um bom condicionador. Escolha uma fórmula que responda as necessidades do seu cabelo. Está seco? Escolha uma fórmula hidratante que contenha umectantes como glicol, glicerina ou óleos de boa qualidade.

Está fraco? Você precisará de um reconstrutor de proteína com aminoácidos de seda ou queratina para restaurar a força.

Tal como acontece com o seu shampoo e fórmulas pré-shampoo, trabalhe esta fórmula em seu cabelo em partes para ter certeza de que ele é aplicado completamente.

Evite o couro cabeludo – não é onde você normalmente precisa de umidade. Use um pente largo para distribuir uniformemente o condicionador. Em seguida, deixe o condicionador funcionar. Coloque o cabelo sob uma touca de plástico ou cubra com uma toalha por 20 minutos e deixe o calor do corpo fazer o trabalho.

Se você está usando um condicionador hidratante e seu cabelo absorveu a maior parte, você pode não querer ou precisar enxaguar. Mas se você estiver usando um condicionador de proteínas, o enxágue é essencial.

Essas fórmulas podem fazer com que seu cabelo fique quebradiço e leve a ruptura, se deixado nos cabelos. Nestes casos, se você sentir mais hidratação, opte por aplicar um leave-in após enxaguar o condicionador de proteínas e antes de desembaraçar o cabelo.

7. Seja um dependente do condicionamento de cabelo

Com cabelos cacheados, há sempre um equilíbrio delicado entre umidade e proteínas. Muito do primeiro e seu cabelo pode ficar macio e leve demais. Muito do último, e pode tornar-se muito rígido e quebradiço.

Sempre monitore a condição do seu cabelo e ajuste seu condicionador conforme necessário. Fatores como a época do ano (umidade no verão vs. ar seco do inverno), ou os ciclos do seu próprio corpo podem alterar seu equilíbrio de umidade / proteína e requerem uma mudança no chuveiro.

8. Almofadas de cetim

Falando em cama, esse é outro ponto que pode quebrar seus cachos.

As almofadas de algodão ásperas podem fazer com que seus cachos se enrosquem e causar muito frizz.

Cubra sua cama (ou pelo menos seus travesseiros) com fronhas de almofada de cetim lisas. Ou enrole seu cabelo em um lenço de cetim para manter as ondas lindas e intactas.

9. Comprimento correto

Invista no melhor pente de qualidade possível. Não puxe. Ao desembaraçar o cabelo após o shampoo, use um pente muito largo e desembarace suavemente, parte por parte.

Sempre desembarace o cabelo quando estiver molhado, de preferência quando estiver protegido com uma camada de condicionador. No que diz respeito à escovação? Simplesmente não. Isso causará estragos no seu padrão de curvatura, quebrando os fios de cabelo.

10. Desligue o calor

Secadores, chapinhas, babyliss – todas essas ferramentas térmicas levam à quebra.

Se você é uma viciada em ferramentas quentes, tente se livrar do calor. Opte por secar ao ar frio nos finais de semana ou à noite.

Quando você usar ferramentas, invista na mais alta qualidade que você pode pagar. Procure por ferramentas que contenham propriedades iónicas, feitas com turmalina ou cerâmica. Sempre aplique um produto de proteção contra o calor antes do penteado.

Considere mudar para um difusor. Ele minimiza o frizz distribuindo uniformemente o calor e é muito mais suave do que o calor direto de um secador de cabelo.

Para secar, comece nas raízes usando movimentos circulares, movendo-se na mesma direção. Continue a secar, mantendo o secador em um ângulo de 90 graus para o couro cabeludo. Finalmente, seque as extremidades.

Finalmente, quando o seu cabelo estiver quase seco, utilize o jato frio no seu secador para selar o brilho.

Veja também 5 erros que devemos evitar ao cortar os cabelos

Comentários