Como cuidar dos cabelos curtos

O cabelo curto exige cuidados como em cabelos de quaisquer comprimentos. É verdade que este corte oferece bastante praticidade no dia a dia, mas isso não significa que você deixará de se dedicar aos seus fios.

Para que eles estejam hidratados, macios, brilhantes e alinhados, você pode adotar alguns hábitos em sua rotina que compensarão toda a feminilidade e o encanto do corte.

Não é nada muito difícil, mas é preciso escolher produtos que te auxiliem nessa tarefa que melhorarão o aspecto e a saúde das madeixas e elevarão sua autoestima.

Se você não tem muito tempo ou paciência para cuidar dos cabelos em casa, uma opção é ir ao salão pelo menos uma vez por mês para garantir os cuidados.

Como cuidar dos cabelos curtos

Oleosidade

Os cabelos curtos podem ser mais oleosos, devido à proximidade das glândulas sebáceas à ponta dos fios, principalmente no caso dos cabelos lisos. Para quem já tem a tendência de oleosidade, ao adotar cabelo curto você precisa se atentar a esse detalhe.

Nesses casos, evite o excesso de shampoo e condicionador e não deixe a água tão quente ao lavar os cabelos.

Lavar corretamente o cabelo

O cabelo curto pode ser mais oleoso, então é necessário lavar mais vezes durante a semana. Como já explicado, opte pela água de morna a fria. A quantidade ideal de shampoo é bem pequena, um pouco maior que o tamanho de uma bola de gude.

Uma dica também de como cuidar dos cabelos curtos é não aplicar o condicionador na raiz, espalhando uma pequena quantidade apenas no comprimento e nas pontas. 

Hidratação

Os fios podem ficar danificados devido a fatores como tempo seco, exposição solar e por agentes como poluição que não estão sob o nosso controle. Para evitar ou reparar o aspecto ressecado e danificado, a hidratação deve ser feita pelo menos a cada 15 dias.

Há máscaras de tratamento próprias para cada tipo de cabelo, de modo a controlar o frizz e para neutralizar os efeitos do secador, da chapinha ou de produtos químicos, como os encontrados em tintura e alisamento.  

As máscaras são aplicadas depois do shampoo e antes do condicionador, que é responsável por fechar as cutículas. É necessário retirar completamente o produto, pois os resíduos interferem na oleosidade e podem causar caspas.

Escova progressiva

A escova progressiva é queridinha de muitas mulheres, inclusive as de cabelo curto. Porém, esse corte de cabelo o deixa mais propenso a quebras dos fios, então opte por um prazo maior entre uma progressiva e outra, de 3 a 4 meses.

Outra recomendação de como cuidar dos cabelos curtos é não realizar outros procedimentos químicos, como pintar ou fazer luzes, logo após a progressiva, para não haver sobrecarga da fibra capilar e para evitar queda de cabelo.

Finalizadores

Os finalizadores são excelentes para a modelagem das madeixas e existem diversas opções no mercado para diferentes texturas de cabelos.

Há tanto produtos mais secos, indicados para cabelos lisos, quanto mais cremosos e ativadores de cachos, para os ondulados e cacheados. Para diminuir o volume, os mousses são uma boa alternativa.

Com esses cuidados, seu cabelo ficará lindo e pronto para qualquer ocasião! Até para ficar em casa e se sentir bela e confortável com o corte curto.

Você tem os cabelos longos e está pensando em aderir um corte de cabelo mais curtinho? Veja então essa bela dica Cabelos curtos x Cabelos Longos.

Comentários

One comment

Comments are closed.