Como Cuidar dos Cabelos Curtos com Escova Progressiva

A escova progressiva é uma técnica de alisamento conhecida para mulheres que querem deixar os fios comportadinhos e sem frizz. Ela pode ser adotada em qualquer tipo de cabelo. Nos cabelos curtos, ela garante muita praticidade ao dia a dia.

Quem já tem cabelo liso, pode aplicá-la para diminuir o volume e aumentar o brilho; quem tem o cabelo ondulado, cacheado ou crespo, pode utilizá-la para mudar o look.

Uma das vantagens da escova progressiva é que ela dura até três meses. Além disso, o cabelo fica mais macio, pois as cutículas dos fios são seladas, evitando também o aspecto de ressecamento.

É normal, para quem utiliza esse procedimento, que a raiz do cabelo fique oleosa, pois a capa protetora da escova progressiva impede a absorção de nutrientes nos fios e eles podem se acumular na raiz. 

Cuidados para cabelos curtos com Progressiva

Por isso, temos abaixo algumas dicas de como cuidar dos seus cabelos curtos nesse caso. Confira!

Pontas

Ao hidratar seu cabelo que passou pela escova progressiva, dê atenção especial às pontas. Apare-as, se possível, a cada dois meses. Ao fazer hidratação, utilize produtos para cabelos ressecados e concentre a aplicação nas pontas, evitando a raiz do cabelo.

Alguns produtos indicados são óleo vegetais, como coco ou Argan, ou silicone para pontas.

Produtos próprios para cabelo alisado

Os produtos específicos para cabelos alisados devem ter preferência por quem faz escova progressiva, pois eles têm componentes próprios que garantem a manutenção da saúde do cabelo e evitam a degradação com o tempo.

Lavagem do cabelo

Não é indicado que o cabelo com escova progressiva seja lavado com muita frequência, pois isso diminuirá o tempo útil do efeito da escova.

Não abuse também dos shampoos antirresíduos. Eles abrem as fibras capilares e diminuem a ação do alisamento.

Protetor térmico e protetor solar

Se você resolver fazer escova e chapinha, mesmo que já tenha feito a escova progressiva, não se esqueça de utilizar um protetor térmico no cabelo.

Outra dica é optar por produtos que tenham protetor solar, pois a progressiva deixa o cabelo mais sensível à ação de agentes externos.

Hidratação

A hidratação semanal é recomendada para evitar a tendência de ressecamento dos cabelos alisados. Você pode alternar durante as semanas os processos de nutrição, hidratação e reconstrução da fibra capilar.

Deve-se evitar a aplicação do produto diretamente na raiz. Ao hidratar, massageie as mechas de forma sutil para melhorar a absorção pelos fios. Espere o tempo indicado na embalagem e lave o cabelo.

Hora de dormir

Dormir de cabelos molhados pode danificar os fios e deixá-los quebradiços, além de favorecer a ação de fungos, que se alocam em locais úmidos. Portanto, evite essa prática!

Viu como é simples? Com apenas alguns passos você pode garantir a longevidade da sua escova progressiva e evitar ações danosas às madeixas, deixando-as alinhadas, macias, sedosas e brilhantes. A melhora no alisamento com escova progressiva persiste ao longo do tempo, pois o efeito se intensifica a cada retoque. Apesar desse fator positivo, os cuidados apresentados são necessários para que o cabelo não fique quebradiço e com pontas ressecadas.

Veja também dicas de como cuidar dos seus cabelos curtos

Comentários