Saiba como proteger seus fios da ação dos raios UV

A exposição do cabelo aos raios ultravioletas causa danos e ressecamento aos fios, principalmente para cabelos com coloração, que tendem a ficar com um aspecto mais desbotado devido à ação solar. Saber como proteger seus fios da ação dos raios UV é muito indicado nesses dias de sol intenso.

Mesmo cabelos que não passaram por tratamento químico precisam de cuidados. Embora seja importante tomar um solzinho para ativação da vitamina D no organismo, o excesso pode comprometer os fios, deixando-os opacos, ásperos e quebradiços.

A recomendação, portanto, é ter alguns cuidados básicos e utilizar produtos que protejam a saúde capilar. Confira então as dicas!

Cabelos com coloração

O amarelamento do cabelo loiro ocorre devido à porosidade e à oxidação da cor, que são acentuadas com a exposição ao sol.

Se o seu cabelo tem luzes, pode optar por produtos com sérum e filtro UV próprios para evitar a oxidação e o ressecamento. Esses produtos costumam ter também vitamina E e magnésio, garantindo brilho e nutrição dos fios.

Nessa dica de como proteger seus fios da ação dos raios UV, os leave-ins são muito utilizados por quem usa secadores e chapinhas, mas há também os com proteção UV que proporcionam luminosidade e maciez ao cabelo que ficará sob o sol.

Cabelos com outras colorações também podem ficar com o aspecto desbotado e seco, pois os pigmentos se descolam da fibra capilar em dias quentes. Há sprays com proteção UV que cuidam bem dos fios mediante o calor nesses casos. O spray deve ser aplicado antes do contato com o sol.

Chapéu

O chapéu, além de ser elegante, é um acessório que pode ser usado toda vez que você tiver que sair ao sol, mas, principalmente, se for passar o dia todo ao lado de uma piscina, na areia da praia ou perto de uma cachoeira.

Os raios UV agem sobre a cutícula do cabelo, prejudicando as proteínas e a queratina que compõem o fio. Ainda, o sol pode afetar o couro cabeludo, causando queimaduras, com consequente queda de cabelo. O chapéu protege os fios e o couro cabeludo, além de preservar também a pele do rosto.

Hidratação

Por fim, outra etapa de  como proteger seus fios da ação dos raios UV é a hidratação. Os raios UV deixam a estrutura da fibra capilar mais sensível, fraca e porosa, que atrapalham a retenção de água. Então, evite tomar sol entre 10 h e 15 h.

 Mesmo que tome sol fora desses horários, antes e após a exposição ao sol faça uma hidratação para revitalizar os fios. Você pode usar óleos ou máscaras. Além de diminuir o frizz, a hidratação cria uma camada protetora e fortalece seu cabelo.

Portanto, não se esqueça dessas dicas antes de sair de casa e se expor aos raios solares. Da mesma forma que a pele precisa de cuidados contra os raios UV, os cabelos também precisam de proteção.

Afinal, você quer manter seus fios bonitos e brilhantes o ano inteiro, não é mesmo?

Quer ver dicas de hidratação caseira também? Veja no Link abaixo.


Comentários